terça-feira, 10 de abril de 2012

Cinema feito com celular

Com a tecnologia em alta, os fanáticos por audiovisual estão conseguindo produzir seus próprios vídeos, a partir de celulares smartphones. Curtas e longas metragens são gravados a partir de diversas técnicas e com o auxilio da criatividade do diretor.

Com o uso de técnicas de filmagens, como o Stop Motion, é possível criar produções independentes, dentro de um roteiro criado pelo diretor. Filmes como “A Fuga das Galinhas” e a “Noiva Cadáver”, foram filmados em Stop Motion, e podem ser facilmente adaptados para celulares.
A animação “Gulp”, foi produzida a partir de um Nokia n8, com o Stop Motion, onde os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento.

Confira a animação e algumas dicas para a sua própria produção pelo celular:

Roteiro
Uma história com começo, meio e fim tende a ganhar muito mais visibilidade. Principalmente se contada de uma forma inteligente. O ideal é que ela dure no máximo três minutos.
Planos
Busque priorizar planos fechados e de detalhe. Lembre que seu filme será exibido em sites como YouTube, geralmente em telas de 320×240. Portanto, evite o uso dos planos gerais e tente detalhar o máximo possível os elementos em cena. Cuidado com movimentos bruscos!
Edição
Vale usar qualquer software, até mesmo o Windows Movie Maker. A edição de filmes feitos com celular deve ser dinâmica, nada de ficar estendendo cenas em excesso.
Trilha sonora
Essa etapa é essencial para dar ritmo ao filme, uma das coisas mais importantes em qualquer vídeo, seja rodado em câmera 35mm ou num celular. Nem preciso lembrar que a trilha sonora deve ter coerência com a ideia que o vídeo que passar, não é?!
Resolução
Para fazer um bom vídeo com celular, procure uma câmera com no mínimo 1.3 megapixels de resolução. E não abuse do zoom. Ele deve ser usado apenas quando necessário, desde o início do vídeo, ou trocado quando a gravação estiver pausada. Zoom pra lá e pra cá definitivamente não fica legal.
Finalização
Salve seu vídeo de preferência em AVI, pois esse formato possui uma boa qualidade, além de ser permitido em sites de armazenamento. O vídeo deve ter uma resolução entre 320×240 e 480×320, no mínimo. Não é necessário muito mais do que isso, levando-se em conta o tamanho usado para exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário