quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CINEME-SE 2012 - Bienal da Experiência do Cinema

O CINEME-SE – Bienal da Experiência do Cinema chega a sua 7ª edição trazendo uma programação cultural diferenciada para a cidade de Santos. Entre os dias 28/11 e 1/12, no Sesc Santos, na Universidade Santa Cecília, Unisanta e no TESCOM. O espectador terá a oportunidade de experimentar novas formas de fazer cinema, com a exibição de curtas-metragens nacionais, apresentação de “Live Cinema”, oficinas e música ao vivo.



As novidades desta edição ficam por conta da sessão “Catarse” que aborda a interação dos games com o cinema, uma aproximação cada vez maior entre esses dois universos, e a oficina “Cinema Digital com Máquina Fotográfica DSRL”, onde o participante irá aprender conceitos e técnicas sobre esse modo de fazer cinema.

A bienal possui um caráter cultural e não competitivo, visando exibir curta-metragem e videoperformances que contribuam no desenvolvimento sociocultural do espectador. A programação foi pensada para estimular a formação de novas plateias, como por exemplo a sessão “Pirueta”, direcionada para o público infantil, a “Maratona de Curtas”, onde vários curtas serão exibidos de forma contínua, cada um com histórias diferentes para experimentar e a sessão “Sem Olhar”, com curtas em auto descrição para deficientes visuais.



No período da noite, o foco está no audiovisual e o uso das novas tecnologias. A sessão “Cineme-se”, principal da bienal, acontece durante as quatro noites do evento, com a exibição de três curtas por dia e uma apresentação de cinema ao vivo com a participação de Vjs (vídeo jockey). Os espetáculos multimídias serão: “Como Assim?!...” (28/11), “Jogos de Guerra” (29/11),  “H3O” (30/11) e “Kynorama Glauber Machine” (01/12). Haverá também a sessão da meia-noite, onde serão exibidos curtas contextualizando o cinema underground e o erotismo no cinema, fechando a noite com performances e uma apresentação musical do grupo “Multiversos”.

O CINEME-SE é uma bienal com foco na experiência do cinema e do audiovisual junto às novas tecnologias e suas convergências híbridas. Seu objetivo é estimular a formação de novas plateias para as múltiplas formas de fazer cinema hoje e promover um maior intercâmbio entre realizadores, pensadores e espectadores do audiovisual multimídia. A fotografia no cinema é o tema central das ações culturais desta edição.



A Bienal é realizada pelo Sesc Santos e Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio cultural do Cineclube Lanterna Mágica, Vídeo Paradiso, Okida Design, Tescom, Ricci Filmes e Santa Cecília TV Educativa. A entrada em toda a programação é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário