segunda-feira, 18 de março de 2013

Lanterna Mágica comemora 14 anos com curtas e cinema expandido

O Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, comemora seus 14 anos com uma sessão especial repleta de novidades e estreias de produções realizadas em Santos, dia 25 de março, às 19h30, na sala Maurice Legeard de Cinema, 5º andar, bloco E, da Unisanta. A programação contará com a pré-estreia do espetáculo em cinema expandido “Chamei Porque Te Amo” e as exibições dos curtas-metragens: “Meninos da Fila”, de Ciro Hamem, e “Conectados”, do Coletivo Estação Audiovisual. A sessão também contará com um momento sobre o cinema de dedo, uma novidade que será revelada apenas no final do evento. A entrada é franca.


O Cineclube

Criado em 24 de março de 1999, o Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, surgiu com a meta de ser um centro de excelência de cinema. Após mais de 3600 sessões realizadas nos últimos 14 anos, essa meta continua firme e hoje tem como principal foco de pesquisa o cinema expandido, uma forma de levar as imagens em movimento para outros espaços da cidade. Entre suas principais ações de difusão cultural está o CINEME-SE – Bienal da Experiência do Cinema, criado em maio de 2004. O Lanterna Mágica não só exibe filmes, como produz curtas e realiza apresentações de cinema em tempo real. Suas ações estão voltadas para promover o cinema sem oba-oba e de forma cultural e abrangente.

Noite de comemorações

Pré-estreia – Live cinema “Chamei Porque Te Amo”
O espetáculo, realizado com a linguagem e estética de cinema expandido, aborda o amor sem fraude nem favor e a consciência de sua dependência, em que tudo é vulnerável e equívoco, que tudo pode desaparecer, mudar ou revelar-se diferente do que parece ser. Realizado com performance e projeções em tempo real. Com a perfomer Fabiana Miler, direção da performance de Erika Karnauchovas e direção geral do VJ Ricci.





Meninos da Fila

Curta-metragem dirigido por Ciro Hamen, conta a história de uma geração de torcedores do Santos Futebol Clube resistente. Um dos períodos mais difíceis da trajetória do alvinegro praiano, os 18 anos de “seca” (entre 1984 e 2002), no qual o time ganhou apenas títulos menos expressivos, contado por aqueles que mais
sofreram, os torcedores que nasceram e cresceram nessa época. Não viram Pelé e conheciam as glórias apenas por meio dos livros, mas, mesmo assim, foram corajosos e nunca viraram a casaca.





“Conectados”
 
Videodocumentário realizado pelo coletivo Estação Audiovisual, alunos e ex-alunos dos cursos de cinema e vídeo da Estação da Cidadania de Santos. O filme aborda a relação dos jovens nas redes sociais e os efeitos nos seus comportamentos no mundo “real”.


Ações formativas

Estão abertas as inscrições para os cursos de cinema em tempo real “Cinema Expandido” e de fotografia “Viajar – Fotografia Urbana”. São ações formativas do cineclube em prol da realização do CINEME-SE 2014, com o objetivo de formar realizadores para participarem de forma ativa da próxima edição da Bienal. Os interessados devem entrar em contato pelo site www.unisanta.br/posgraduacao/extensao ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 244, Boqueirão, Santos/SP. Telefone: (13) 3202-7104, e-mail: extensao@unisanta.br. Horário de expediente: de 2ª a 6ª feira, das 08h às 12h e das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.


Mais informações sobre a sessão comemorativa pelo telefone 3202-7100, ramal 257, ou e-mail: ricci@unisanta.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário