quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cineclube realiza ciclo sobre storytelling transmídia

por Eduardo Ricci


O Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, continua celebrando seus 15 anos de ações socioculturais. Desta vez a programação é o “Ciclo Transmídia de Cinema”, que será realizado entre 5 e 9 de maio, às 16h, na Sala Maurice Legeard de Cinema (bloco E, 5º andar, na Universidade), com entrada franca. Para abordar o tema e estudar as múltiplas formas de contar histórias no cinema, serão exibidos os filmes: (5/5) “Seven – Os Sete Crimes Capitais”, (6/5) “Corra, Lola Corra”, (7/5) “Matrix”, (8/5) “Matrix Reloaded” e (9/5) “Matrix Revolutions”. Após a exibição serão realizados comentários, por Eduardo Ricci, jornalista e coordenador do cineclube, que falará sobre o tema do ciclo a partir da obra exibida.


O que é Transmedia storytelling?
Técnica de contar uma história ou experiência em múltiplas plataformas e formatos, utilizando as atuais tecnologias digitais. O termo foi cunhado por Henry Jenkins, que designa o seguinte: “Uma história transmídia se desdobra através de múltiplas plataformas de mídia, cada qual com um novo texto, fazendo uma contribuição distinta e valiosa para o todo”.

Labcine Unisanta Transmídia
O ciclo comemora também os 15 anos de criação da trilogia Matrix, que serve de base para os estudos sobre storytelling transmídia do grupo LabCine Unisanta Transmídia, criado pelo Cineclube Lanterna Mágica e formado por professores e alunos de Comunicação Social e Arquitetura, da Unisanta. Esta ação tem como objetivo realizar estudos interdisciplinares sobre o universo transmídia na comunicação audiovisual, a partir dos filmes exibidos. Apoio cultural da Vídeo Paradiso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário