segunda-feira, 18 de agosto de 2014

I Encontro Urbe Criativa debate ações sobre economia criativa em Santos

O evento é gratuito e aberto ao público em geral
Um encontro para descobrir novas formas de construir uma ideia melhor de cidade e provocar alunos universitários, produtores culturais, empresários, e gestores públicos a pensarem a economia criativa como uma via de expansão da cidade. Esse é um dos objetivos do I Encontro "Urbe Criativa" – Santos 2014, que o Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), promove nos dias 28 e 29 deste mês, na Instituição.

Mas o que é Economia Criativa? Ricci explica que a economia criativa se dá quando indivíduos exercitam a imaginação para explorar seu valor econômico. Essas ações envolvem processos de criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.


De acordo com o jornalista Eduardo Ricci, idealizador do evento e coordenador do Cineclube, a proposta do encontro surgiu a partir da definição da linha de estudos e pesquisas do LabCine Unisanta Transmídia, grupo que realiza ações com foco no cinema em tempo real e suas interações com o espaço urbano. 

Já foram realizadas duas conexões culturais sobre os temas "Cidades Invisíveis" e "Cidade Criativa" antes da criação do Encontro que será anual. Sempre com debates a partir da experiência do cinema como prática social e sua integração com novos conceitos para discutir e propor ações sobre urbanismo e cultura no processo de revitalização do viver social nas cidades criativas.


"Olhar o mundo de forma diferenciada é uma das propostas do Cineclube, seja por meio de filmes, debates e encontros como o Urbe Criativa. O nome desse evento sugere justamente uma reflexão de como podemos expandir a economia com criatividade e melhorar o espaço urbano em que vivemos, por meio de um novo olhar", disse Ricci.
Podem participar empresários de qualquer ramo de atividade, universitários, profissionais que usam a criatividade como base de seu trabalho e pessoas interessadas em abrir um negócio. 

Programação
Na abertura dia 28, às 19 horas, os convidados abordarão, a partir de suas experiências profissionais, a importância das ações culturais e empreendedoras na economia criativa e como ela ajuda a expandir a cidade.
Com o tema "Economia Criativa na Cidade Expandida", a mesa de debates terá Rodrigo Dias Arnaut, do Grupo Era Transmídia de São Paulo, que trabalha com diversas plataformas midiáticas nas áreas da Comunicação Social; Ludmilla Rossi, da agência santista MKT Virtual, empresa voltada ao desenvolvimento de projetos digitais e para a web; Solange Alboreda, animadora cultural da área de cinema e arte mídia do Sesc Santos e Patrícia Ovalle, consultora em projetos de desenvolvimento e competitividade do Sebrae.


Economia Criativa - No dia seguinte (29), haverá duas atividades, às 15 horas e às 19 horas. No período da tarde, acontece o painel "Economia Criativa em Santos". O objetivo é mapear as ações culturais que fazem de Santos um forte polo de economia criativa. O painel terá 15 minutos para cada produtor cultural convidado falar sobre suas ações e como elas interagem com a cidade. Na sequência, haverá debate entre os apresentadores e um momento para perguntas da plateia.
"Todos os convidados são produtores de ações que fazem de Santos uma cidade mais criativa, mas os empresários locais, na sua maioria, não conhecem a importância de investir na economia criativa", comenta Ricci.

Estarão presentes os seguintes produtores culturais: Renato Di Renzo, do Café Teatro Rolidei, Ricardo Vasconcelos, organizador do Festival Curta Santos, Denise Covas, do Santos Jazz Festival, Eduardo Ricci, responsável pelo Cineme-se, Karla Lacerda, do Fescete e José Luiz Tahan, do Tarrafa Literária.

O Urbe Criativa termina às 19 horas, com um cinedebate sobre o poder e a formação da identidade do indivíduo na cidade. A novidade, explica Ricci, é a exibição de filme Trainspotting, de Danny Boyle, com áudio e legendas em inglês. Esse formato de exibição será transformado num ciclo sobre o poder no cinema que acontecerá uma vez por mês, sempre numa sexta-feira, até novembro. Após a exibição do filme haverá depoimentos e comentários, em inglês e português, com os professores de inglês Vladmira Droná, Bruno Vilângelo entre outros convidados.

Com grandes eventos midiáticos sendo realizados no Brasil, muitas pessoas foram despertadas sobre a importância e a necessidade de se falar outros idiomas como forma de geração de renda e de adquirir mais poder num mundo globalizado. O Cinedebate é voltado a esse público, afirma Ricci.
Os interessados podem participar dos eventos gratuitamente, bastando se inscrever pelo e-mail ricci@unisanta.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3202-7100, ramal 257. O Cineclube da Unisanta fica na Rua Cesário Mota, 8, no 5º andar, Boqueirão, em Santos.​


Nenhum comentário:

Postar um comentário